A performance e instalação sonora “VOCAÇÕES” estreou em 25 de outubro de 2025 no Museu da Língua Portuguesa, integrando a programação do projeto Plataforma Conexões.
SINOPSE
O projeto VOCAÇÕES investiga de que maneira aspectos da dimensão do trabalho podem revelar os diversos falares brasileiros, a partir de elementos da comunicação falada como a prosódia, aspectos regionais, polissemia e jargões próprios de cada atividade profissional, revelando aspectos da riqueza e diversidade oral do país. A escolha profissional, na prática, pode estar ligada ao interesse e habilidade para exercer determinada atividade, à transmissão de um ofício entre gerações familiares entre outras motivações.
O projeto parte da coleta e edição de entrevistas com trabalhadores que atuam nos mais diversos ramos profissionais. Os depoimentos gravados são organizados e articulados espacialmente e temporalmente em uma performance sonora instalativa e imersiva, com a qual o público se relaciona a partir de diferentes camadas das falas e das sonoridades dos trabalhadores e seus ofícios em um espaço instalativo penetrável e performativo, em que o espectador pode se deslocar por diferentes pontos de escuta.
Nessa imersão em diferentes camadas de falas e escutas, o público ouve as biografias e memórias profissionais de 20 trabalhadores de distintos ofícios, espacializadas em uma mixagem quadrifônica.
Simultaneamente ao som que toma o espaço, Renato Navarro oferece uma quinta camada sonora a ser ouvida de forma individualizada, reproduzida por meio de fones de ouvido entregues pelo performer a um espectador por vez. Essa quinta camada sonora é tratada como uma informação não vocalizada publicamente, apenas transmitida em uma relação íntima. Ao final da escuta pelos fones, o espectador é convidado a se manifestar em um microfone aberto disposto no centro da instalação sonora.
Tanto as camadas sonoras transmitidas pelo sistema quadrifônico como a camada dos fones de ouvido são tornadas acessíveis a pessoas surdas ou com deficiência auditiva através de intérpretes de Libras.
Duração: 50min
Classificação: Livre

FICHA TÉCNICA
Concepção, direção e performance RENATO NAVARRO
Desenho de som quadrifônico e mixagem de som RENATO NAVARRO
Assistência de direção e produção CASSIANO FRAGA
Fotografia JORGE SATO
Registro audiovisual LEANDRO AZEVEDO
Intérpretes de Libras THAYNA PROENÇA e KÉSSIA RIBEIRO
Com vozes de
Alessandro de Oliveira, Antônio de Jesus, Bruna Giannini, Célio Gari, Érica Santos, Fernanda Ribeiro, Heloisa Tauil, Joka Pimenta, José Ramos, Leandro Tiziani, Ligia Chaim, Magno Argolo, Marcelo Fahd, Marcelo Nepomuceno, Marcus Scariot, Ney Piacentini, Nivaldo Chaves, Paula Kim, Pombo Morcego e Thayna Proença.
Realização
Museu da Língua Portuguesa
Plataforma Conexões








